Blog RAID Recovery

Automation Tier – Como Segmentar Dados

Os storages atuais possuem uma arquitetura de armazenamento flexível em camadas, nas quais através de políticas customizáveis, garantem que os dados que necessitam de performance estejam de fato no meio de armazenamento mais performático e apropriado, dessa forma, o storage consegue segmentar os pools de discos de forma mais inteligente, entregando assim a flexibilidade necessária para os ambientes computacionais atuais.

Storages com essa funcionalidade, movem de forma automática e sem interrupção os dados acessados com mais frequência dos discos normais para discos performáticos, colocando assim, esses dados em uma camada mais otimizada de armazenamento, para assim, atender as requisições das aplicações com mais agilidade.

Essa arquitetura de armazenamento flexível em camadas, elimina a necessidade de intervenção humana, pois todas as movimentações são automatizadas, evitando assim potenciais erros e instabilidades. Esse tipo de tecnologia permite intervenções independentemente da camada de armazenamento à qual os dados pertencem.

Existem três camadas dedicadas para a segmentação dos dados:

  • Flash [SSDs]
  • Enterprise [SAS | 10K e 15K]
  • Nearline [SATA | 7.2K]

Camada Flash

A camada flash fornece o maior desempenho que as camadas enterprise e/ou nearline. Essa camada é indicada para situações que exigem uma alta performance, pois SSDs costumam ser no mínimo 22 vezes mais rápido que discos da camada enterprise.

Camada Enterprise

A camada enterprise é um ponto intermediário de performance, pois utilizam HDDs de 10K e 15K, nos quais comparados com a camada nearline acaba sendo no mínimo 3 vezes mais performático.

Camada Nearline

A camada nearline existe para armazenar dados sem muito acesso, nos quais não exigem muita performance, pois o seek time é muito maior comparado com a camada flash e enterprise.

Postagens relacionadas

O Tamanho Real de Um Yottabyte

Após Edward Snowden fazer a denúncia de que a NSA (National Security Agency) dos EUA estava espionando empresas de todo o mundo, inclusive a Petrobrás

hackear-ransomware-bitcoin

O que é Ransomware?

Ransomware é um tipo de vírus onde os criminosos “sequestram” através da encriptação dos dados, os deixando inacessíveis aos usuários, as redes corporativas, e os